quarta-feira, 15 de abril de 2009

Musica que Deus aprova....


A Verdadeira Música Cristã e a Responsabilidade de Quem Se Propõe a Servir a Deus através do Ministério da Música
Muitas questões sobre música têm sido levantadas nos últimos anos.
Algumas pessoas não gostam do tipo de música que tem sido introduzida na igreja, outros gostam muito. Alguns ganham dinheiro com esta música, outros dizem que se converteram ouvindo algum tipo de música “cristã contemporânea” como o rock gospel (ou rock evangélico) Baseados neste fato, alguns acham que esta música é um dos meios mais eficazes na conquista de almas para Cristo.
Mas o fato é que muitos “acham muitas coisas” e têm muitas opiniões próprias sobre as várias questões que envolvem a música cristã, e a música evangélica.
No entanto o mais importante, não é o que eu acho ou o que você acha, não é o que eu gosto ou o que você gosta de ouvir ou cantar, não é o que eu sinto ou o que você sente ao ouvir determinada música, porque nossos gostos e nossos sentimentos não são e nunca serão guias seguros em nenhum aspecto de nossas vidas.
O que importa de fato é o gosto pessoal.
Mas não o nosso gosto pessoal! O gosto pessoal de Deus!
E Deus tem gosto pela música, Ele sempre aceitou a adoração através da música por parte de Suas criaturas. E assim será pela eternidade!
Mas como posso oferecer a Deus o meu louvor através da verdadeira música cristã?
Talvez você se pergunte e existe falsa música cristã? Então lhe pergunto, existe falsa adoração?( Isaías 58:2; Sofonias 1:9; Mateus 15:9) Existe falsa oração? (Isaías 45:20; Oséias 7:14; Êxodo 20:7; Mateus 6:7; Provérbios 28:9) Existem sermões falsos? (Filipenses 1:15; Jeremias 23:31; Ezequiel 21:29; Filipenses 1:17). Existem falsos pastores? (2 Coríntios 4:2; Mateus 7:22; 2 Coríntios 11:14,15) Então será que não existe também a falsa música cristã? É lógico que existe.
Tendo Satanás a melhor formação musical deste planeta, não iria ele usar uma falsa música para enganar a muitos do povo de Deus?
Mas graças a Deus que podemos pela sua palavra, discernir a verdadeira adoração, a verdadeira oração, um verdadeiro sermão, os verdadeiros pastores, a verdadeira igreja evangélica e a verdadeira música cristã.
Como adventistas cremos que existem critérios cristãos que nos orientam para um vestuário cristão, uma conduta cristã, uma alimentação cristã, enfim, um testemunho cristão. Já ouvi várias vezes da boca de algumas pessoas entendidas de música, que música é música! Não existe diferença entre música cristã e não cristã! E que a música que consideramos cristã hoje, poderá deixar de ser música cristã daqui a alguns anos! E que a música que consideramos cristã hoje, nem sempre pareceu ser música cristã, teve época em que esta música era considerada música secular.
Nesta questão que parece muito bem elaborada e tem até a aparência de um argumento decisivo e final, seria importante analisarmos alguns aspectos de outras interpretações doutrinárias que aplicamos às nossas crenças fundamentais.
Houve uma época na história do povo de Deus aqui na Terra em que o sábado era considerado o dia do Senhor, isto foi desde a criação (Gênesis 2:3) até os dias de Jesus (Lucas 6:6; Lucas 23:56) e nos tempos dos apóstolos (Atos 13:14; Atos 13:42; Atos 16:13). Depois de muitos anos, a igreja passou a adorar e cultuar no domingo e mudou a verdade de Deus em mentira, mudou a lei de Deus.( Daniel 7:25; Romanos 1:25).
Agora pergunto: A verdade sobre o sábado deixou de ser verdade em algum momento?
Ela se tornou mais verdade quando todos a reconheciam como tal e depois quando redescoberta pelos batistas do sétimo dia? Se tornou mais verdade quando esta verdade foi aceita pelos seguidores de Guilherme Miller: Frederick Wheeler , Raquel Oakes, Thomas Preble, José Bates? Ou quem sabe esta verdade se tornou mais verdade depois que foi aceita por Hiran Edson, Tiago White e Ellen White? Não! Esta verdade sempre foi verdade independente de quem cresse ou não nela.
A verdadeira música cristã é aquela que não apenas fala de Cristo, mas aquela que pode ser usada por Cristo e Para Cristo, ela tem características de Cristo! Pode ser que alguém que não seja cristão, se alimente com uma comida cristã (saudável), use um vestuário cristão (decente), etc. Mas não é possível para um cristão que está em crescimento na sua vida espiritual, que ele continue sendo um cristão, sem adquirir as características de Cristo em tudo que se propõe a fazer pelo seu mestre!
Aquele que deseja receber a unção do Espírito Santo ao consagrar seus talentos à causa de Cristo deve buscar saber do próprio Deus como Ele deseja usar este talento que está sendo entregue, então o Espírito Santo o ungirá e este talento se tornará um dom que será usado na causa de Deus tal como é descrito.
Se temos o desejo de servir ao Senhor através de qualquer ministério, precisamos aprender qual seja a boa e perfeita vontade de Deus. Se desejamos servi-Lo através da música precisamos aprender antes de qualquer técnica, qual a vontade de Deus para este ministério. Estamos buscando conhecer a vontade de Deus revelada em sua palavra e nos escritos de Ellen G. White
Se estamos buscando a encontraremos!
Por: Adna calson

4 comentários:

  1. bem lembrado: não basta música; é preciso música apropriada e referenciada biblicamente.
    no blog nota na pauta escrevo sobre música e religião.
    abs

    ResponderExcluir
  2. CANTAR PARA "JESUS" E CANTAR PARA "GEZUZ"
    ADORAR+AÇÃO

    Em nenhum outro ponto podemos ver a diferença entre as gerações evangélicas tanto quanto nas divergências musicais. Encontramos hoje discrepâncias absurdas entre o louvor que busca adorar a Deus e cantar para agradar e atrair multidões. JESUS merece o melhor sim, mas que seja feito com DECENCIA e ORDEM não da forma como andam fazendo, buscando exclusivamente a exaltação do eu, numa competição absurda para ver quem leva os prêmios das “Academias Musicais do Brasil”. O que temos hoje, para a vergonha nossa, é que convivemos pacificamente com um som importado do inferno sem nos sentirmos incomodados pelos estragos por ele patrocinados. Lamentavelmente, a maioria absoluta de nossas igrejas são culpadas deste esnobismo e destas distorções introduzidas na musica religiosa. Não é porque devemos dar o melhor ao Mestre que temos que permitir que se toque qualquer ritmo nos nossos templos, pelo contrário, temos que filtrar com os filtros da razão e da sensibilidade espiritual de nossos músicos aquilo que queremos ouvir.

    Em nenhum momento da história do cristianismo o inimigo teve tanto acesso as programações de nossas igrejas como agora, ele estruturou e arquitetou planos para confundir e distrair os cristãos com um modelo musical que todos acreditassem ser inspiração Divina, mas que poucos conseguem perceber que tudo não passa de armação para derrotar e demover as pessoas da verdadeira adoração. É com pesar e com tristeza que constatamos que as musicas são feitas para vender e não para ADORAR, o mercado está de olho no sucesso e nos lucros pouco se importando se há ou não verdade naquilo que se executa ou se canta. No passado, os HINOS tinham história e fatos ligados às suas composições, hoje não passam de meras repetições na sua quase totalidade, são frases sem nexo ou sem efeitos espirituais que possam levar quem escuta ou quem canta a uma aproximação maior com Deus. Vivemos a era dos festivais dos “ENLATADOS MUSICAIS”, o artista monta a trilha de um “CD” ou de um “DVD” pensando apenas no sucesso, a idéia fixa é arrastar multidões e conquistar o cobiçado “DISCO DE OURO” ou o “GREMILIN” da musica evangélica. Literalmente o louvor foi banalizado, com composições, letras e ritmos que beiram ao ridículo espiritual.

    As gravadoras, por sua vez, só enxergam as cifras, os lucros e o que poderão ganhar na disputa deste mercado que está em franca expansão e a briga por artistas é acirrada. Quem, em sã consciência, imaginaria uma “SOM LIVRE”, ligada à Rede Globo, contratando alguém para gravar em seus estúdios, músicas evangélicas? Muitos dizem ser benção, para mim é maldição e estratégia do inimigo para furar o bloqueio e infiltrar os seus soldados nos campos musicais de nossas igrejas e a prova está aí com os “Reges Daneses” da vida! O campo favorito de Satanás hoje, se pudéssemos entender isto, são as musicas religiosas, e como ele tem avançado! O “GOSPEL” é moda celebrada em todos os palcos e em todas as emissoras de rádio e televisão e até o catolicismo embarcou nesta canoa...

    Continua...

    ResponderExcluir
  3. Continuação...


    Louvar não está desassociado de adorar, a mesma sublimidade que existe na palavra adoração está presente também em louvar, ambas devem ser consideradas como fundamentos essenciais no culto prestado a Deus, assim cantar para JESUS exige muito mais do que subir em um palco e entreter por algumas horas uma multidão que está ansiosa para externar as suas energias no ritmo das musicas que serão executadas e cantadas para GEZUS nos shows e nos espetáculos patrocinados no mundo GOSPEL. Adorar a Deus na beleza da sua santidade é sentir o coração saltar para um plano diferente, onde tudo é pureza e luz. Poucas pessoas sabem que não é no barulho e nas confusões que aconteceram as grandes manifestações de Deus e eu lembro os “Profetas de Baal” que gritaram e fizeram todo o tipo de barulho e nem por isto tiveram êxito nas suas intenções. Já Elias apenas orou, sem fazer qualquer alarde e Deus agiu de forma sobrenatural, o resultado está registrado em I Reis 18.

    Enquanto ensinamos as crianças de nossas igrejas a cantarem: “Sim, Jesus me ama...”, uma inspiração satânica está injetando os ritmos das discotecas e das boates para dentro de nossas igrejas e seja o que Deus quiser! O que diria Martinho Lutero sobre o nosso caos musical evangélico hoje? Autor de “CASTELO FORTE”, para ele a musica está inseparavelmente ligada à beleza moral, e espiritual. Para ele, uma pessoa só será um verdadeiro musico se possuir qualidades como a lealdade a Deus, temperança, e a comunhão continua com Deus. Hoje temos verdadeiras linhas de produção, e a música religiosa está sendo vendida com a música secular, de maneira que fica difícil fazer uma distinção entre elas. Basta uma lida rápida e desprovida de conceitos pessoais no livro dos Salmos para conhecer com profundidade o segredo e o sentido da perfeita adoração, o Salmista é especialista no assunto e não deixa brechas para divagações ou concessões ao inimigo.

    Celebrar com jubilo não significa que temos que abrir mão de conceitos que nos conduzem ao altar da verdadeira adoração, não implica em fazer barulho ou ser levado pelas ondas da badalação e do agito musical inconseqüente. A celebração com jubilo vai além daquilo que pensamos ou imaginamos quando o assunto é adorar a Deus, é preciso antes de tudo, “REVERÊNCIA”, pois estamos tratando com a Majestade do Criador e sustentador do universo e não com um objeto ou com um ser inferior. É preciso entender que a superioridade pertence a Ele e por esta razão o adoramos e o louvamos na beleza de sua santidade. Louvor não se vende, não se compra e não se negocia, se PRESTA a Deus e não a artistas que invadem o mercado na busca gananciosa apenas dos resultados financeiros que ele oferece, já que a lucratividade é certa. Lembre-se “CANTAR PARA JESUS” não é o mesmo que “CANTAR PARA GEZUS”, fique atento ao que você está oferecendo na sua adoração e na sua relação com Deus.


    Carlos Roberto Martins de Souza
    crms2casa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. tmbem,concordo com vc.
    pois sobem aos palcos vestidos de qualquer
    jeito. varoes com cabelo pela cintura,mulheres com degotes e roupas justas,
    acentuando as curvas do corpo.esquecendo-se da reverencia ao todo poderoso nosso Deus e pai.
    as vezes me sinto com vergonha de ser evangelica.ñ sabem eles q louvamos a Deus na beleza da sua santidade.

    ResponderExcluir